quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mauro Rubem faz palestra em Bom Jesus de Goiás


mr_plenario
Ovice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado estadual Mauro Rubem é um dos palestrantes da Conferência Municipal de Saúde e Humanização que será realizada nesta terça, em Bom Jesus de Goiás. A atividade acontece no Centro de Convivência, Centro da cidade. Mauro Rubem falará sobre a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conselheiro Fiscal do Sindsaúde/GO é eleito presidente do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia


Mais uma vez, fruto de boa articulação entre trabalhadores e usuários do SUS, um trabalhador da Saúde preside o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Goiânia.

Com vantagem de quatro votos sobre o segundo concorrente, o Conselheiro Fiscal do Sindsaúde/GO, Venerando Lemes de Jesus, foi eleito presidente do CMS até o final de 2010.

A presidenta do sindicato, Maria de Fátima Veloso Cunha, parabenizou o companheiro pela conquista. "Fizemos empenho para que isso ocorresse. Nosso compromisso foi sempre pela consolidação do Controle Social, e sabemos que o Venerando - por sua determinação - fará cumprir as diretrizes do SUS, bem como suas respectivas legislações. O Sindsaúde/GO parabeniza e deseja profícuas realizações à nova Mesa Diretora do CMS de Goiânia", afirmou.

SINDSAUDE GO faz 20 anos de luta em defesa do SUS e do controle social


Em 2009, o Sindsaúde/GO completou 20 anos de sua fundação. E a grande festa de comemoração - feita para você, trabalhador e trabalhadora da Saúde - será no próximo dia 5 de dezembro, a partir das 10 horas da manhã, na sede do sindicato (clube).

Ligue nos telefones (62) 3231-0303 ou (62) 3231-0307 e confirme já sua presença e a de seus dependentes (limite de dois por cada filiado). Haverá programação especial para as crianças.

Confira a programação:
10h - Abertura do clube para as(os) convidadas(os)
11h - Apresentação do Coral do Lacen
11h30 - Ato político
12h - Almoço comemorativo com música ao vivo e espaço de dança.

PEC 391/2009

O Plenário aprovou nesta quarta-feira a PEC dos Agentes de Saúde (391/09), que prevê a definição, por lei federal, de um piso salarial para a categoria e das diretrizes para os planos de carreira, cuja formulação caberá aos estados e municípios. A matéria ainda precisa ser votada em segundo turno na Câmara.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

7ª Plenária Sindical do Sindsaúde/GO aprova contas da entidade e delibera realização de Congresso Extraordinário em 2010

Cerca de 150 delegados e delegadas sindicais, de Goiânia e do interior, participaram nesta sexta-feira (20) da 7ª Plenária Sindical de Prestação de Contas do Sindsaúde/GO. O evento, além de prestar contas da atuação política, sindical e financeira da entidade, foi também um momento de confraternização e troca de experiências entre os(as) delegados(as) sindicais.

Na abertura da atividade, a presidenta do Sindsaúde/GO, Maria de Fátima Veloso Cunha, saudou a todos(as) lembrando o Dia da Consciência Negra. “No Brasil, todos nós também somos negros. Neste sentido, apoiamos o Movimento Negro no repudio a atitude do Ministério Público em suspender o feriado municipal que havia sido aprovado pela Câmara”, disse. “No entanto, a atitude deles caiu no vazio, porque o presidente Lula deve assinar hoje um decreto instituindo o dia 20 de novembro feriado nacional”, emendou.

Após a saudação inicial e o agradecimento pela presença de todos(as), Fátima coordenou a leitura e aprovação do regimento interno da 7ª Plenária, que não apresentou alterações de conteúdo.

Conjuntura
O segundo momento – análise de conjuntura a apresentação dos balancetes financeiros de 2007 e 2008 – foi coordenado pelo deputado Estadual e secretário de Finanças da entidade, Mauro Rubem.

Fazendo uma análise desde a década de 80, o tesoureiro afirmou que a conjuntura política atual representa, para os trabalhadores, um momento de reconquista de direitos, perdidos especialmente nas épocas dos governos Collor e FHC. “Na década de 80, a existência do socialismo ainda pressionava que o sistema capitalista garantisse alguns direitos ao trabalhador – o chamado ‘estado do bem estar social’. No entanto, o colapso socialista potencializou, em todo mundo, os governos e as reformas neoliberais, que promoveram ampla retirada de direitos dos trabalhadores; algo que todos nós sentimos na pele, durante o governo Fernando Henrique. No entanto, desde que o presidente Lula foi eleito, fora a reforma da previdência – a última grande ação de continuidade das reformas neoliberais no Brasil (algo a que todos nós, trabalhadores, fomos contrários) – o país passou a ter outro direcionamento”, disse.

Socialista, Mauro entende que o governo Lula ainda não conseguiu realizar as reformas necessárias e tão esperadas pela classe trabalhadora. No entanto, "os avanços são incomparáveis, em todas as áreas, à qualquer governo anterior, especialmente para a população historicamente excluída deste país", afirmou. “É um governo em disputa. Mas é um governo que reconduziu servidores anistiados, que desprecarizou contratos de trabalho – como o dos agentes de saúde e endemias, por exemplo –, que respeita as diversidades e tem, verdadeiramente, políticas de inclusão social, além de inúmeras outras ações. É um governo que hoje discute, no Ministério da Saúde, a transformação da área da Saúde em carreira de Estado, o que fortalece o SUS e, conseqüentemente, o direito e o acesso à Saúde por parte de toda a população”, exemplificou.

Balancete
Ao apresentar os balancetes de 2007 e 2008, Mauro Rubem analisou os números de forma positiva. “De 2007 até hoje temos conseguido promover uma melhor gestão e, conseqüentemente, maior equilíbrio nas contas do sindicato. A luta sindical consome muitos recursos, até porque é sempre uma luta muito desigual. Estamos implementando melhoras progressivas, tanto na estrutura do sindicato quanto na do clube”, avaliou.

Segundo o tesoureiro, o aumento do número de filiações, a melhoria da estrutura do clube e o novo modelo de gestão contábil que está sendo implementado na entidade levam à expectativa de que o sindicato chegue ao final de 2009 com saldo positivo – o que foi compartilhado por toda a plenária, que aprovou a prestação de contas por unanimidade.

Congresso Extraordinário
Após a apresentação dos balancetes, a Assessora Jurídica do Sindsaúde/GO, Arlete Mesquita, relatou a necessidade de se convocar um Congresso Extraordinário da entidade para aprovação de mudanças no estatuto e no regimento eleitoral. “É que quando as mudanças foram propostas, durante o 5º Congresso, em maio de 2008, muitas delas ficaram como ‘propostas não confirmadas’, pois os delegados(as) não sabiam da possibilidade legal de serem aplicadas. Neste sentido, fizemos uma ampla consulta jurídica quanto a essas possíveis mudanças, o que deve ser então apresentado e aprovado em um congresso extraordinário”, explicou.

Consultada quanto a aceitação da proposta, a plenária – também por unanimidade – aprovou a realização do novo congresso, em 2010, a ser convocado exclusivamente para apreciação das possíveis mudanças nas minutas do estatuto e do regimento eleitoral.

Ações Sindicais
Na parte da tarde, a apresentação das ações sindicais ficou a cargo da presidenta do Sindsaúde/GO. Em projeção para os delegados e delegadas, Fátima Veloso relatou – por meio de fotografias e dados – as inúmeras atividades do Sindsaúde/GO nos dois últimos anos. “É claro que isso não é tudo. É apenas uma síntese das atividades que realizamos nestes dois anos”, pontuou.

No levantamento feito pela presidenta, as ações que mais se destacaram foram relativas às demandas dos servidores do Estado e dos municípios de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Itumbiara e Itapuranga, entre outros. “Tanto que os resultados positivos que colhemos agora, em 2009, são em grande parte fruto da forte mobilização que realizamos nos anos anteriores. A equiparação no Estado, a efetivação dos agentes de saúde e endemias, e os planos de cargos, carreiras e salários que estamos elaborando e negociando em vários municípios são conseqüências da forte luta do Sindsaúde/GO em defesa do SUS e dos(as) trabalhadores(as) em todo o estado de Goiás”, emendou.

A presidenta finalizou a explanação deixando a todos(as) o convite para a Festa de comemoração de 20 anos do Sindsaúde/GO, que ocorre no próximo dia 5 de dezembro, a partir das 10h, no sede recreativa do sindicato.

CONFIRA O RESUMO DO RELATÓRIO GERAL 2007
-Assembléias – 76
-Audiências – 91
-Sessões Especiais – 07
-Audiências Públicas – 09
-Plenárias – 06
-Conferências/Palestras – 09
-Vigília – 01
-Processos Eleitorais – 14
-Mobilizações – 25
-Manifestações – 31
-Paralisações – 10
-Greves – 02
-Eventos – 28
-Viagens a 172 municípios (foram percorridos mais de 250 mil quilômetros no Estado).

CONFIRA O RESUMO DO RELATÓRIO GERAL 2008
-Assembléias Gerais – 33
-Assembléias Anápolis – 16
-Audiências Públicas – 72
-Sessões Especiais – 02
-Audiências Públicas – 22
-Plenárias – 05
-Conselho Municipal de Saúde – 04
-Conselho Estadual de Saúde – 05
-Ações Políticas – 10
-Conferências/Palestras – 05
-Mobilizações – 24
-Manifestações – 25
-Paralisações – 05
-Passeatas – 04
-Plenárias – 03
-Seminários – 07
-Sessões Especiais - 02
-Eventos – 37
-Viagens a 89 municípios (foram percorridos mais de 200 mil quilômetros no Estado).

terça-feira, 24 de novembro de 2009

NOVA NOTICIA SOBRE A PEC 391/2009

os ACS e ACE do País, bem como os representantes de Federações filiadas, para se fazer presentes no dia 25 de novembro de 2009 em mais uma grande mobilização nacional da categoria no Congresso Nacional (Brasília), para reivindicar a aprovação imediata da PEC nº 391/09, que cria o direito dos ACS e ACE em terem um Piso Salarial Nacional e o Plano de Carreira da Categoria.