segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mauro Rubem prestigia festa dos aposentados e pensionistas do Sindsaúde


O deputado Mauro Rubem esteve presente na manhã desta sexta-feira, 22, na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás, (Sindsaúde/GO) para participar da comemoração do dia dos aposentados e pensionistas filiados ao sindicato.
O inicio das comemorações começou com uma celebração religiosa e depois foram homenageados os seguintes filiados do sindicato: Iranídes Vieira Batista, Sonia Maria Pedroso, Antônio Benavides de Souza, Odete Rodrigues Bernado, Maria de Lourdes Afonso Ribeiro, Ivê Maria da Silva e o Albanir Pereira Santana e logo após cada um plantou uma árvore de jabuticaba na sede do sindicato.
A presidenta do Sindsáude, Fátima Veloso, destacou o trabalho dos aposentados e pensionistas para a saúde da população goiana. “Os aposentados e pensionistas antigamente lutavam por melhoria salarial e trabalhavam com dificuldades por este estado, onde ficavam mais de meses fora de casa para garantir a saúde da população e a maioria das vezes dormindo na estrada sem hotel, por isso esse é o nosso reconhecimento aos nossos aposentados e pensionistas” disse Fátima Veloso.
Mauro Rubem parabenizou todos aposentados e pensionistas e destacou a importância deste ano. “Quero parebenizar a todos aposentados e pensionistas aqui presente, pois sem eles nosso sindicato não teria historia e nem funcionamento, por terem lutados pela melhoria da classe e pela saúde da população. E temos que ressaltar este ano, pois estaremos decidindo o futuro de nosso país e estado, o governo de PT tem que continuar o trabalho que vem fazendo, ajudando a classe trabalhadora e não podemos permitir que a direita volte a governar para os ricos e deixando caos na saúde brasileira e para os trabalhadores em geral deste país”, afirmou Mauro Rubem.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Sindsaúde/GO recebe doações para campanha goiana "SOS Haiti: país devastado por um terremoto"


A campanha "SOS Haiti, País devastado por um terremoto", que
une governo, entidades civis e filantrópicas já está em
funcionamento. Coordenada pelo governo Estadual, os pontos de
coleta funcionam no Tribunal de Justiça, na Federação das
Indústrias, na Federação da Agricultura, em igrejas, no térreo do
Palácio Pedro Ludovico Teixeira e também na sede do
Sindsaúde/GO (Rua 26, Qd.10, s/n, Bairro Santo Antônio -
Goiânia/GO). "Além de gêneros alimentícios não perecíveis, é
importante a doação de roupas, remédios, cobertores,
absorventes e todo gênero de materiais para higiene íntima.
Na verdade, eles precisam de tudo", disse consternada a presidenta
do Sindsaúde/GO, Fátima Veloso.

As doações em dinheiro podem ser feitas através das contas
disponibilizadas pela Cruz Vermelha e pelo Banco do Brasil.
A agência do Banco do Brasil para depósitos é a 1606-3, conta
91.000-7, CNPJ 04.170.237/0001-71. A conta da Cruz Vermelha no
HSBC é a 14526-84, agência: 1276, CNPJ 043596880001.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Cidadania,
também disponibilizou a caixa postal soshaiti.go@hotmail e o
telefone (62) 3201- 8637 para o cadastro de novos postos de
arrecadação e esclarecimento de dúvidas sobre a campanha.
Mais informações: (62) 3201-8680.

Fonte: Sindsaúde/GO com Agecom

Cadeiras reforçam atendimento a pacientes com suspeita de dengue

Cadeiras para atendimento de casos de dengue chegam à Aparecida

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receberá neste sábado, 23, às 9 horas, as 50 cadeiras de hidratação adquiridas pela pasta para facilitar o atendimento aos pacientes que procuram as unidades de saúde da rede municipal com suspeita de dengue.

Além das cadeiras, 50 suportes para soro também serão entregues ao coordenador da Superintendência da Rede Básica Hospitalar da SMS de Aparecida, Sebastião Luciano da Silva Neto, que encaminhará o material para as duas unidades de referência do município, os Cais Nova Era e Garavelo.
A entrega das cadeiras e dos suportes será feita no Centro de Manutenções da SMS, localizado na Avenida Frutal, quadra 42, lotes 1 a 5, no setor Conde dos Arcos.



segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

SINDSAÚDE/GO participou do lançamento da Politica Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem em Goiânia

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada nesta Quinta-feira, 26 de novembro em Goiânia, procura mudar comportamento do homem, que se encontra na faixa etária de 20 a 59 anos, que acha que apenas na idade madura deve procurar assistência médica para prevenir câncer de próstata. Com a iniciativa, o governo federal pretende estimular esse segmento à procura periódica de assistência médica com objetivo de prevenir agravo de doenças.

Segundo a assistente social e técnica do Ministério da Saúde (MS) Shirlei Aparecida da Silva Bastos, presente na abertura do lançamento, as ações da política se baseiam em pesquisas que indicam que de cada três mortes de pessoas adultas no País, duas são de homens; e que eles vivem sete anos a menos que as mulheres. "Dos 18 aos 25 anos, prevalecem as mortes por violência, especialmente no trânsito; a partir dos 25 anos, pela ordem, os homens morrem com maior frequencia de doenças circulatórias, tumores (neoplasias) e doenças respiratórias."

"Por isso a necessidade de sistematizar mudanças de comportamento para que o homem abandone a prática cultural de procurar assistência médica somente quando se torna necessária a atenção de médico especialista", diz Shirlei Bastos. A assistente social acrescenta que o MS alertou para o problema da saúde masculina em 1990. Desde então, estudos são realizadosjuntamente com a sociedade civil e médica para intervenções e campanhas educativas.

Participaram da solenidade de lançamento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde em Goiânia, o secretário municipal de Saúde Paulo Rassi; presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás, Salomão Rodrigues; reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira; presidente da Socidade Brasileira de Urologia-GO, Antonio Morais Júnior a responsável pela Diretoria de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Cláudia Honorato e o Diretor do SINDSAÚDE/GO Leocides José de Souza

O que será oferecido para a população masculina no Sistema Único de Saúde (SUS):
Prevenção da saúde.

Mais facilidade, maior e melhor atendimento para a população masculina nas Unidades Básicas de Saúde e na Estratégia Saúde da Família (antigo PSF).

Treinamento dos profissionais de Saúde

Treinamento específico para 32 mil equipes de Estratégia Saúde da Família.
Informação e Comunicação.
Realização de campanha voltadas para a saúde do homem com a distribuição de cartilhas sobre prevenção de doenças sexulamente transmissíveis (DST/Aids) e de cânceres e hábitos de vida mais saudáveis.

Dicas para melhorar a saúde e qualidade de vida do homem
. Adote uma alimentação saudável
. Não fume e evite bebidas alcoólicas
. Pratique exercícios físicos