sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Servidores ocuparam o Ipasgo contra a proposta de aumento dos agregados


O Sindsaúde, que compõe a coordenação do Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos de Goiás participou da mobilização em frente ao Ipasgo no dia 2 de setembro, com trabalhadoras e trabalhadores de várias categorias, e com total apoio dos servidores do próprio Ipasgo.
A manifestação foi motivada pelo descumprimento das promessas feitas pelo governador do Estado, principalmente por ter enviado para a Assembleia o projeto de mudanças do instituto sem antes discutir com os servidores. Ele não ouviu o Fórum, propôs um aumento de 1,68% para os servidores que a seis anos não recebem a data-base, e apresenta uma proposta descabida sem calculo autorial para penalizar os servidores e seus agregados, não fez auditoria nas contas do instituto para dizer qual é a conseqüência do déficit do instituto, uma auditoria que o Fórum pretende fazer, não restabeleceu o Conselho Deliberativo do Ipasgo (CDI), cujas atividades foram interrompidas em 2009. Não fez nada que prometeu. E agora as entidades que compõe o Fórum voltaram a cobrar a transferência da autogestão do Ipasgo para servidores.
Todos estavam indignados com a notícia de que o governo encaminhou um projeto para a Assembleia Legislativa com previsão de reajustes abusivos para todos os agregados, que são mais de 350 mil. Em média o aumento é de 70% a 143% para os agregados com mais de 59 anos. Em reunião no dia 1º de setembro com o Fórum, o presidente do Ipasgo informou que o governo só vai pagar R$ 60 milhões e em parcelas até o final de 2012.
Na reunião, não foram mostrados, formalmente, os números que comprovassem essa redução. Sobre o CDI, a lei não está sendo cumprida já se passaram três meses que o governador do Estado garantiu seu retorno e até agora nada. O CDI é o conselho deliberativo do Ipasgo, e tem a participação dos servidores assegurada na lei. Isso até que a gestão do Ipasgo seja repassada aos servidores, uma promessa que vence em julho do ano que vem.
Na manifestação, os servidores ocuparam o pátio interno do Ipasgo e pararam a Avenida Primeria Radial em frente ao instituto, tendo a cobertura de quase toda a imprensa do Estado. E diante disso, o Fórum, continuará com as atividades de cobrança da promessa feita pelo governo do Estado desde 1998 o governo para que não aprove o reajuste dos agregados.

Fonte:www.sindsaude.com.br

Um comentário:

  1. Eu sou um ex-servidor que está aterrorizado com a possibilidade desse aumento ser realmente aprovado porque somando o que pago para mim, minha esposa e filha especial terei um aumento de R$ 450,00 em cima do valor que já pago atualmente.
    Isso é uma absurdo, principalmente porque como ex-servidor não tenho emprego fixo e muito menos um salário mensal que possa cobrir mais essa despesa.
    Não sei o que fazer... Será que uma ação no Ministério Público poderia nos ajudaria?

    ResponderExcluir