segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

SINDSAÚDE/GO participou do lançamento da Politica Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem em Goiânia

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada nesta Quinta-feira, 26 de novembro em Goiânia, procura mudar comportamento do homem, que se encontra na faixa etária de 20 a 59 anos, que acha que apenas na idade madura deve procurar assistência médica para prevenir câncer de próstata. Com a iniciativa, o governo federal pretende estimular esse segmento à procura periódica de assistência médica com objetivo de prevenir agravo de doenças.

Segundo a assistente social e técnica do Ministério da Saúde (MS) Shirlei Aparecida da Silva Bastos, presente na abertura do lançamento, as ações da política se baseiam em pesquisas que indicam que de cada três mortes de pessoas adultas no País, duas são de homens; e que eles vivem sete anos a menos que as mulheres. "Dos 18 aos 25 anos, prevalecem as mortes por violência, especialmente no trânsito; a partir dos 25 anos, pela ordem, os homens morrem com maior frequencia de doenças circulatórias, tumores (neoplasias) e doenças respiratórias."

"Por isso a necessidade de sistematizar mudanças de comportamento para que o homem abandone a prática cultural de procurar assistência médica somente quando se torna necessária a atenção de médico especialista", diz Shirlei Bastos. A assistente social acrescenta que o MS alertou para o problema da saúde masculina em 1990. Desde então, estudos são realizadosjuntamente com a sociedade civil e médica para intervenções e campanhas educativas.

Participaram da solenidade de lançamento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde em Goiânia, o secretário municipal de Saúde Paulo Rassi; presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás, Salomão Rodrigues; reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira; presidente da Socidade Brasileira de Urologia-GO, Antonio Morais Júnior a responsável pela Diretoria de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Cláudia Honorato e o Diretor do SINDSAÚDE/GO Leocides José de Souza

O que será oferecido para a população masculina no Sistema Único de Saúde (SUS):
Prevenção da saúde.

Mais facilidade, maior e melhor atendimento para a população masculina nas Unidades Básicas de Saúde e na Estratégia Saúde da Família (antigo PSF).

Treinamento dos profissionais de Saúde

Treinamento específico para 32 mil equipes de Estratégia Saúde da Família.
Informação e Comunicação.
Realização de campanha voltadas para a saúde do homem com a distribuição de cartilhas sobre prevenção de doenças sexulamente transmissíveis (DST/Aids) e de cânceres e hábitos de vida mais saudáveis.

Dicas para melhorar a saúde e qualidade de vida do homem
. Adote uma alimentação saudável
. Não fume e evite bebidas alcoólicas
. Pratique exercícios físicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário