quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A saúde de Goiás na UTI



Frase da faixa: O melhor é perder parte do feriado, que correr o risco de perder a nossa data base (promessa de campanha do atual governador feita por meio de carta enviada a maioria dos servidores públicos do estado de Goiás).
Não se ausente da luta pelo cumprimento da data base.


A Realidade da saúde em Goiás no Ano de 2011

Quando assumiu o Governo do Estado no inicio deste ano, a atual gestão já começou mostrando a que veio, no primeiro mês já atrasou o pagamento do servidor público, não só da saúde, como de todo servidores do estado e em seguida, dividindo o pagamento disponibilizando uma parcela de 80% no final do mês e o restante dez dias depois.

Depois suspendeu o concurso público que foi realizado no final do ano passado, alegando que era uma decisão do Ministério Público e não do governo, mas sabemos que na verdade o que de fato acontecia, era a vontade de se estalar as organizações sociais, trabalhadores contratados de forma precária.

Em seguida veio o caso HURSO (Hospital de Urgência da Região Sudoeste de Goiás), que se não fosse a atuação incansável do Sindsaude e junto com parlamentares que defende o direito da população, não seria aberto nunca, e iria se perder todo investimento naquele hospital com material de ultima geração.
Neste caso tivemos sucesso, pois o mesmo encontra se funcionando, não da forma que gostaríamos que fosse, administrado pelo SUS, pois afinal hoje ele é gerido por uma Organização Social.
Esse mesmo processo também foi feito no HAPA, (Hospital de Urgência de Aparecida de Goiânia), onde o governo tentou repassá-lo para uma OS, que já tinha problemas na justiça, por desvio de verbas públicas.
Neste caso também fomos vitoriosos, pois através de denuncias no Ministério Público, foi possível impedir esta catástrofe.

Além de tudo isso, o governo ainda não cumpriu com uma promessa de campanha, que foi enviada por meio de uma carta para a maioria dos servidores públicos do estado de Goiás, onde ele se comprometia a repassar a gestão do IPASGO para os servidores, e iria cumprir a data base que não é repassada aos servidores a mais de seis anos.
Resumindo, o IPASGO teve um aumento abusivo para os agregados e a data base que na somatória daria quase 30% foi oferecido um reajuste que não chegaria a 2%.

Na saúde, recentemente além das eminentes possibilidades de implantação das OS, ainda nos deparamos em meados de novembro, com a suspensão da alimentação dos servidores de vários hospitais, devido ao não pagamento junto a empresa fornecedora, desde março deste ano, uma somatória de mais de 8 bilhões, que também entendemos ser um pano de fundo para a implantação das referidas OSs “ Se no setor público não está funcionando, vamos terceirizar para melhorar”.
Isso não deu certo em São Paulo, Bahia e não dará aqui também.
Este é um breve diagnostico que faço da saúde pública em Goiás, neste governo que Está começando de novo.

2 comentários:

  1. O SINDACS/PE leva a categoria ao caos no Recife/PE. http://t.co/CQSttXKD

    João Bosco da Silva Filho

    ResponderExcluir
  2. Oi João Bosco, obrigado pelo comentário e a resposta é essa:
    ÓDIO E INVEJÁ GERAM CALUNIAS CONTRA PRESIDENTA DO SINDACS-PE
    Depois de ser aplaudida na aula inaugural do curso de formação técnica, de não compactuar com certos procedimentos irregulares de certas pessoas que se dizem defender a classe mais que na verdade o que querem é defender é seus interesses políticos e financeiros que não tem capacidade de assumir a direção de nem uma entidade nem se quer tem a coragem de aparecer ficam usando pessoas fictícias para denigrirem a imagem de Maria do Carmo. Pessoa essa sim que tem uma história de lutas, sempre com garra, honestidade, e perseverança. Quem conhece sabe, desde la na sua comunidade onde ela sempre junto com suas companheiras lutou e consegui, casa própria, segurança sempre ao lado de suas companheiras é assim na sua comunidade e é assim no sindacs-pe as calunias que pessoas deferem motivadas por sentimento desprezíveis como ódio, inveja. Agora vamos as verdades,na época da negociação do reajuste salarial a presidente não era Carminha. A diretória anterior foi quem negociou e conseguiu o reajuste de 4%. Agora vamos falar da ultima calunia deferida contra a pessoa da presidenta Carminha, essa sim a mais absurda a inveja é tanta e o desespero agora criaram um cargo comissionado na prefeitura de Recife pra ela. Carminha pelo contrario sempre repudiou e sempre pregou que nem um membro ligado a entidades de representação popular ou trabalhista tenha cargos comissionados ou conchavos,ela falou que vai tomar as medidas jurídicas cabíveis contra a essas pessoas.que pensam que com calunias difamação vão conseguir intimidar uma guerreira. Depois dessa nova direção com Carminha na presidência e jorge como vice o sindascs-pe vem mostrando que com honestidade, luta, determinação,coragem e fé em Deus. O sindacs-pe que antes era só na capital hoje é uma realidade em mais de trinta municípios pernambucano. .
    Agora vejam o contra-cheque da suposta contratada da secretaria de cultura da cidade de Recife, eu só não entendo, uma coisa, como ela é cargo comissionado da secretaria de cultura, e segundo o seu próprio conta-cheque mostra que ela é lotada na secretaria de saúde como agente comunitária de saúde. vejam minha gente atentem muito bem para essa calunia dita contra a pessoa de Carminha já deu pra perceber que duas ou três ou quatro pessoas sentem uma invejá maldita e o que é mais triste é que a questão é pessoal. Pra essas pessoas eu faço um pedido Aceitem o meu humilde conselho. NÃO SINTAM INVEJÁ DE NINGUÉM TRABALHEM E CRESÇAM HONESTAMENTE.

    ResponderExcluir