terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sindsaúde realiza paralisação no HDT por falta de condição de atendimento

Devido as más condições de trabalho e de atendimento aos pacientes, o Sindsaúde juntamente com os servidores do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e do Laboratório Central (LACEN), realizaram uma manifestação na porta desta unidade na manhã desta terça, dia 08/11, com uma paralisação parcial dos serviços de saúde da unidade. Neste protesto, trabalhadores (as) e usuários (as) cobraram do Governo do Estado de Goiás uma posição diante dos vários problemas enfrentados nesta unidade, que prejudicam os trabalhadores e usuários (as) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do Sindsaúde, se fizeram presentes na manifestação trabalhadores (as) de outras unidades, o Deputado Estadual Mauro Rubem, o Movimento Igualdaids, o Grupo Aids:Apoio, Vida e Esperança (AAVE) e várias Organizações Não governamentais da área da saúde.

Na ocasião, os trabalhadores mostraram suas indignações e preocupações com a atitude do Governo do Estado de Goiás que está transferindo a gestão dos Hospitais Públicos para Organizações Sociais de Saúde, utilizando-se do argumento de que esta é a única solução capaz de solucionar os problemas, agilizar os processos e qualificar o atendimento nas unidades de saúde. O Estado se desobrigando de garantir o direito à saúde à sociedade enquanto garantia constitucional e de oferecer recursos para que a assistência possa acontecer de forma integral, pois sabemos que na prática, aonde tem sido implantada as OSS a realidade tem sido muito diferente do que está sendo apresentada pelo Governo, onde o orçamento é maior e o acesso ao atendimento não é assegurado.

Foi denunciada também a falta de leito na UTI do HDT, o aparelho de tomografia que há meses esta quebrada e a falta de estrutura para pacientes que precisam de isolamento, e com isso vários pacientes pagaram com a vida devido tamanho descaso do Governo. E como se não bastasse, o Secretário ainda ameaçou a tirar as poucas unidades existentes de leitos da UTI.

Como encaminhamento, foi sugerido pelo Sindsaúde uma denuncia a ser feita no Ministério Público Estadual e Federal, no Conselho Estadual de Saúde, na Comissão de Direitos Humanos e na Comissão da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás devido a este caos que encontra o HDT.Foi sugerido também pelo Deputado Mauro Rubem um seminário a ser realizado nesta unidade de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário