terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Vice-presidenta do Sindsaúde/GO é homenageada com Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira


“A superação dos obstáculos culturais torna-se possível somente com a transformação da mentalidade e de práticas sociais das novas gerações, para tanto, a educação em Direitos Humanos é importantíssima”. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Mauro Rubem (PT), em seu discurso na sessão especial em comemoração ao Dia dos Direitos Humanos, festejado em 10 de dezembro, e aos 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A solenidade foi realizada no Plenário Getulino Artiaga, da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, dia 14.

Em mais uma noite de honrarias para lideranças dos Direitos Humanos em Goiás, várias autoridades e lideranças sindicais foram homenageadas com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. São homens e mulheres que se destacam em suas respectivas áreas de atuação. Dentre elas, a vice-presidenta do Sindsaúde/GO - e também presidenta do Sindicato dos Enfermeiros em Goiás - Luzinéia Vieira dos Santos. A presidenta do Sindsaúde/GO, Maria de Fátima Veloso, e a presidenta da Associação dos Auxiliares e Técnicos em Odontologia de Goiás (AATO-GO), Maria de Lourdes Afonso Ribeiro, prestigiaram a entrega das honrarias.

Mauro Rubem disse que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada com a preocupação de definir internacionalmente direitos fundamentais da pessoa humana, com ênfase na autonomia e no protagonismo dos indivíduos, orientados por práticas solidárias que respeitem a diversidade.

Segundo Mauro Rubem, o desafio contemporâneo de promover a difusão dos Direitos Humanos no Estado de Goiás apresenta obstáculos sócio-culturais e econômicos. “Desta forma, denunciar e combater práticas perversas da exploração capitalista, contrária aos direitos fundamentais da pessoa humana e em desacordo com a legislação brasileira, tomou posição privilegiada entre as ações desenvolvidas em nosso Mandato e enquanto presidente da Comissão de Direitos Humanos”, disse.

Mauro Rubem ressaltou que a luta em favor dos direitos fundamentais do ser humano deve ser uma prática constante. "Setores da sociedade disseminam comportamentos excludentes e violentos, por isso é preciso mudar a mentalidade e as práticas sociais", afirmou.

Segundo o petista, os direitos do trabalhador precisam ser mais respeitados pelos empregadores. Mauro também defendeu a luta dos trabalhadores rurais. "Sem reforma agrária, também não é possível falar em direitos humanos", pontuou.

O deputado concluiu seu discurso dizendo que a luta contra o preconceito é também uma luta a favor do ser humano. "Poucas coisas excluem mais do que o preconceito, seja ele qual for", finalizou.

Presidenta da Associação de Deficientes Visuais homenageia dois ex-deputados
A presidenta da Associação dos Deficientes Visuais de Goiás, Geralda Maria de Lacerda, disse em seu discurso, em nome dos homenageados, que dois ex-deputados, já mortos, batalharam bastante pelos direitos do deficiente físico: Antonio Carlos Moura e Luciano da Fonseca.

Ela dividiu as honras da medalha também com os integrantes da Associação que ela preside. Geralda disse afirmou que, por não ser oradora, seu discurso não passaria de dois minutos, o que de fato aconteceu.

Homenageado diz que Reforma Agrária é cada vez mais urgente

Também falando em nome dos homenageados, o coordenador nacional do Forum de Reforma Agrária e Justiça no Campo, Aderson Liberato Gouvea, disse que a luta pela Reforma Agrária é cada vez mais urgente. "Somos o segundo país do mundo com maior desigualdade de terra, essa concentração perpetua a pobreza e a injustiça", afirmou.

Segundo Aderson, a cidadania plena só virá com uma Reforma Agrária de verdade, completa e sem restrições. "Os direitos do ser humano têm relação direta com a paz. Só a prática dos direitos restringe as injustiças, por isso é preciso saudar a Declaração Universal dos Direitos Humanos", finalizou.


Confira a lista dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira:

- Aderson Liberato Gouvea
- Albanir Pereira Santana
- Altamiro José Alves Moreira
- Ana Maria da Trindade
- Ana Maria Ferreira Motta Fernandes
- Ana Rita Marcelo de Castro
- Antônio Carlos Faria dos Santos
- Cícero Aparecido da Silva
- Daniel Felipe Diniz Adorni
- Divino Inácio da Silva Sobrinho
- Dorvalino Augusto da Silva Tapuia
- Elder Rocha Lima
- Élio Cabral de Souza
- Emilia Teresinha Borges
- Geralda Maria de Lacerda
- Inácia Araujo Silva Viana
- Sandra Regina de Matos Costa
- Ivone Teixeira da Cunha
- Jesuslene de Oliveira Silva
- João Divino da Silva
- José Aparecido Teixeira
- José Iramar Araujo de Souza
- Luzinéia Vieira dos Santos
- Margaret Hosty
- Maria Aparecida Alves
- Maria Delma da Costa
- Marly Conceição Quermes
- Maria do Socorro Lopes dos Santos Barros
- Maria de Fátima Rodrigues Carvalho Clara
- Maria Inês Pinheiro Costa
- Mario Evangelista da Silva
- Núbia Garcia de Sousa
- Pítias Alves Lobo
- Ricardo Barbosa de Lima (PDH-UFG)
- Robson Max de Oliveira Souza
- Thiago Belchior de Oliveira
- Vera Balbino Rodrigues Machado
- Valderson da Silva Talon

Fonte: Sindsaúde/GO com Ass. Mauro Rubem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário