
ENGOLE MAIS ESSA PREFEITO, MAS CUIDADO PRA NÃO ENGASGAR HÉM!!!
PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO REGIONAL DE GOIÂNIA
Objetivo: Preparar o II EM AMB em Brasília/DF
O Encontro Nacional da AMB (ENAMB 2011) está se aproximando e é tempo de intensificamos a preparação por isso em Goiás o Encontro Regional de Goiânia acontecerá no dia 18 de março de 2011, às 14horas no Auditório Carlos Eurico - Câmara Municipal de Goiânia. E o grande encontro da AMB será realizado na Universidade de Brasília (UnB), DF, entre 30 de março a 2 de abril de 2011.
Companheiras feministas de Goiás!
O ENAMB 2011 tem como objetivo promover um amplo fórum de debates sobre as questões e desafios postos aos movimentos feministas no contexto atual. temos 4 eixos mobilizadores e as propostas metodológicas para a preparação do fórum.
O ENAMB 2011 será um espaço aberto e plural, onde mulheres de todo o país – da floresta, do campo e da cidade, do mar e do sertão – se encontrem para debater nossos movimentos, nosso feminismo e os rumos de nossa luta no Brasil e na América Latina.
O Encontro Nacional da AMB tem como prática cada Estado assumir a organização e cada mulher assume as suas despesas. Portanto é importante que cada uma vai reservando R$ 80,00 (oitenta Reais) para hospedagem e alimentação durante o evento e a taxa de inscrição é R$ 15,00 ( Quinze Reais)
Organizações: Haverá inscrição de organizações (que queiram dar visibilidade a sua presença no encontro). A organização ao se inscrever não paga nada, mas irá inscrever a lista de suas integrantes que irão ao encontro e aí paga a soma total.
Confirme sua participação pelos telefones: 3286 4907/3945 4853 e por E-mail: forumgoianodemulheres@yahoo.com.br ouforumdemulheres.go@gmail.com
Proposta de Pauta do Encontro:
Data: 18 de Março de 2011
14h – Rodas de Diálogos com Expositoras dos 4 Eixos:
Eixo 1 - O jeito que o mundo está e o que queremos transformar
Expositora: Aldevina Maria dos Santos
Objetivo: com este eixo de discussão queremos promover análises da conjuntura na perspectiva do feminismo, problematizando como o mundo está hoje, valorizando a análise a partir de nossa realidade local, mas também considerando dimensões regionais, nacional e articulando com o contexto latino-americano e internacional.
Eixo 2 - Olhares feministas sobre a situação das mulheres
Expositora: Miriam Aparecida Borges Oliveira
Objetivo: Refletir sobre a situação de exploração e dominação das mulheres no contexto atual a partir dos vários posicionamentos teórico-políticos presentes no feminismo, entendendo que conhecer estas explicações e debatê-las é uma forma de refletir sobre nossa ação política e nossa forma de organização.
Eixo 3 – Juntando gente para mudar o mundo
Expositora: Teresa Cristina Nascimento Souza
Objetivo: Analisar o contexto atual de atuação dos movimentos sociais, problematizando velhas e novas questões postas aos movimentos; demarcar o campo político da AMB no feminismo e no âmbito dos movimentos sociais e recolher informações e elementos para uma política de fortalecimento da AMB em aliança com outros movimentos sociais, pois, só em aliança podemos transformar o mundo.
Eixo 4 – Nossas lutas feministas
Expositora: Luzia Aparecida de Oliveira
Objetivo: Debater as frentes de luta hoje instituídas na AMB, sua pertinência e desafios, a articulação com as lutas locais dos agrupamentos; analisar que ações e elementos são fundamentais para concretizar e consolidar um processo de luta na AMB e que lutas, no contexto atual, devem ser prioritárias para nosso movimento.
15 h - Debate
16h30 - Organização da ida ao II EM AMB Brasília/DF
17h30 – Encerramento
http://enamb2011.wordpress.com/
Av. Tocantins,191 - Centro (62) 3524-2356 - ASPPIRGO@GMAIL.COM
De acordo com o superintendente de vigilância ambiental e epidemiológica, Alexandre Chieppe, esses locais podem apresentar surto. "Devido ao número elevado, pode ser que venham a configurar surto mais pra frente", afirmou ele.
Em dois meses de 2011, sete pessoas morreram por conta da dengue. Os municípios que registraram morte foram: Nova Iguaçu, Magé, Cabo Frio, São Gonçalo, Maricá, Rio de Janeiro e São João de Meriti.
Bom Jesus, única cidade com surto da dengue, apresenta uma taxa de incidência de 1.950 casos por 100 mil habitantes. Os municípios em alerta são: Cantagalo (852,4 casos/100 mil hab.), Santo Antônio de Pádua (845,5 casos/100 mil hab.), Magé (526,4 casos/100 mil hab.), Cambuci (431,6 casos/100 mil hab.), Itaocara (318,7 casos/100 mil hab.), Seropédica (303,1 casos/100 mil hab.) e Mangaratiba (300,2 casos/100 mil hab.).
Em 2010, as cidades que concentraram o maior número de casos foram Porciúncula (512), Casimiro de Abreu (304), Tanguá (175), Macaé (154), Rio de Janeiro (114), Itaboraí (81) e Campos dos Goytacazes (66). Naquele ano, do dia 2 de janeiro ao dia 26 de fevereiro, foram registrados três óbitos: dois em Macaé e um em Porciúncula.
Aumento era esperado
Segundo o superintendente, o grande aumento do número de casos já era esperado pelas equipes. Segundo ele, isso se explica porque o vírus que voltou a circular é o tipo 1, que estava afastado do estado desde a última epidemia, em 2008.
“A gente já trabalhava com essa hipótese desde o fim de dezembro de 2009, por conta da volta de circulação do vírus tipo 1 em São Paulo e em Minas Gerais. É normal a alternância do vírus. No ano passado tínhamos a circulação do tipo 2 em uma população que já estava imune a esse vírus, por isso os números foram mais baixos. Agora, com o tipo 1, toda a população está suscetível, então as chances são muito maiores”, explicou.
Ele afirmou que os números elevados no início de 2011 não assustam os profissionais de saúde porque, se comparado com os números de 2008, quando o vírus tipo 2 entrou no estado e se deu a epidemia, os atuais registros são baixos. “Os números esse ano ainda são pequenos em relação aos anos epidêmicos, que foram 2008, 2002 e 1993, por exemplo”, afirmou.
Chieppe disse que as ações da secretaria foram intensificadas desde 2009. “Está longe de uma epidemia no estado”, disse ele.
Rio tem 9 bairros com surto
A cidade do Rio de Janeiro tem nove bairros com o surto da dengue. Neles, a taxa de incidência passa de 300 casos a cada 100 mil habitantes O número de registros da doença no município chegou a 5.064 desde o começo do ano, o que significa quase 10 vezes mais se comparado ao mesmo período do ano passado.
Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste, teve o maior número de pessoas infectadas pelo mosquito transmissor da dengue. Em seguida está Barra de Guaratiba.
No Rio Comprido, foram 69 casos somente no mês de fevereiro. A taxa de incidência no bairro é de 272 casos a cada 100 mil habitantes. Os moradores dizem que estão preocupados e que não recebem visita de agente de saúde.
Alerta
O superintendente alertou para que pessoas com febre, dores no corpo, atrás dos olhos, nas articulações e ainda manchas vermelhas pelo corpo devem procurar um médico, para evitar complicações. O aviso, segundo ele, é para todos os municípios do Rio, já que no período de verão o número de casos aumenta.
“A gente esta em alerta, a gente implantou uma sala de situação, faz monitoramento dos dados diariamente, temos equipes grandes realizando visitas aos municípios”, contou Chieppe, ressaltando que ainda há um plano de contingência pronto.
De acordo com ele, para que o estado inicie ações mais contundentes contra a dengue é preciso que o Rio de Janeiro apresente uma média acima de 300 casos por 100 mil habitantes. “Não há como interromper a transmissão, isso é impossível. Há casos no mundo inteiro. O que a gente trabalha é para diminuir o número de casos e também os registros de morte”, disse ele.
Servidores decidiram cruzar os braços como forma de protesto devido a não concessão de reajuste salarial
Os índices de infestação da dengue em14 bairros de Fortaleza estão bem acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).O máximo aceitável é 1% dos imóveis apresentar larvas do Aedes aegypti, transmissor da doença. Nos 14 bairros, porém, as estatísticas alcançaram mais do que o triplo disto.
Em quatro, o quadro é ainda mais grave.Conjunto Ceará II, Guajerú, Vila União e Cambeba tiveram 4,16%, 4,35%, 4,53% e 5,29% de infestação, respectivamente. Os dados constam no boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
As localidades são consideradas como de “muito alto risco” por terem ultrapassado os 4%. Ou seja: há grandes chances de o Aedes aegypti reproduzir-se e, consequentemente, infectar quem lá mora ou vai apenas a passeio/trabalho.
Já os bairros Itaoca (3,02%), Henrique Jorge (3,18%), Joaquim Távora (3,22%), Bom Sucesso (3,25%), Planalto Ayrton Sena (3,40%), Pedras (3,44%), Granja Lisboa (3,47%), José de Alencar (antigo Alagadiço Novo) (3,64%), Autran Nunes (3,69%) e Conjunto Ceará I (3,70%) estão no perfil de “alto risco”.
Em 2010, houve uma epidemia e mais de quatro mil moradores de Taubaté tiveram dengue. Em 2011, 172 casos foram confirmados. O trabalho de combate aos focos do mosquito transmissor da doença está sendo dificultado, pois 40% dos 83 mil imóveis da cidade estão fechados ou até mesmo abandonados. Por causa disso, a prefeitura quer acionar a Justiça para entrar nas residências.
O secretário de saúde de Taubaté, Pedro Henrique Silveira, disse desconhecer o caso da Thalyssa. Ele afirmou que só é possível afirmar que a causa da morte foi dengue após um exame sorológico, que é enviado ao Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista. Ele disse também que vai investigar o caso. A Secretaria Estadual de Saúde também informou que não foi comunicada ainda sobre a morte da adolescente.
Durante coletiva de imprensa realizada nesta manhã (02) na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDH), deputado Mauro Rubem (PT/GO) e os deputados José de Lima (PDT), Carlos Antônio (PSC) e Major Araújo (PRB) relataram os desdobramentos da visita à Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).
Mauro Rubem declarou que o objetivo da viagem, de preservar os Direitos Humanos dos envolvidos, foi atingido com êxito. Ele também reforçou que as denúncias sobre maus tratos, feitas pelos familiares dos militares goianos presos na Operação Sexto Mandamento, não procediam falaciosas. "Fizemos uma avaliação profunda e constatamos que não houve qualquer violação de direitos ou atitudes que poderiam denegrir a imagem dos envolvidos", afirmou.
O deputado José de Lima destacou a preocupação dos parlamentares com a atual situação dos presídios do Estado de Goiás e afirmou que esta é uma causa conjunta, onde Legislativo, Executivo e Judiciário devem caminhar juntos pela construção de um novo modelo de segurança pública. "A direção da Penitenciária de Campo Grande merece parabéns. Todos nós tivemos que passar por revistas. Ali, a regra é comum para todos. Precisamos trazer isso para Goiás".
O deputado Major Araújo explicou que a direção da Penitenciária abriu uma exceção à comissão e permitiu que os deputados conversassem, por parlatório, somente com o Coronel Macário para questioná-lo sobre o tratamento oferecido. "Percebemos que na Penitenciária existe total respeito pela dignidade da pessoa humana. Conversamos com o Coronel Macário, que nos confirmou a qualidade do tratamento e esclareceu regras do presídio como, por exemplo, o corte do cabelo", evidenciou.
Na ocasião, foi exposta também a prestação de contas da viagem. "Tivemos um custo estimado de R$1.400,00 por deputado, com transporte, refeição, passagem e diária no hotel. Toda viagem foi custeada pelo Deputado Major Araújo, visando maior agilidade em todo o processo e agora estamos analisando a possibilidade de ressarcimento por verba idealizatória", informou o deputado Carlos Antônio.
Novo modelo de segurança pública
Mauro Rubem aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância de se trabalhar outras vertentes a favor de um novo modelo de segurança pública. Para ele, todo esse episódio que trouxe insegurança para os trabalhadores da corporação e para a sociedade é fruto de um sistema obsoleto que precisa ser reformulado. "Esta foi apenas uma das ações de educação em Direitos Humanos. A partir de agora, vamos intensificar o debate sobre a formação dos militares, integração das policias, agilidade no sistema judiciário e respeito aos Direitos Humanos", evidencia.
De acordo com o petista, visitas ao Presídio de Anápolis e a Penitenciária Cel. Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia, já estão sendo providenciadas com o objetivo de averiguar a situação dos complexos. "Precisamos debater as questões da corporação e principalmente melhorar a estrutura dos nossos presídios, com foco na reeducação. O Presídio Federal é referência no país. Precisamos exigir o mesmo padrão de Campo Grande em Goiás", reafirma.
Wanja Borges
Assessoria de Comunicação
Mandato Popular Deputado Mauro Rubem (PT/GO
É com imenso pesar que estamos encaminhando em anexo a declaração de
óbito do militante e defensor de direitos humanos, Sebastião Bezerra
da Silva.
- Veio a óbito no dia 27.02.2011, não sabendo informar precisamente o
horário do falecimento. (o corpo foi localizado por volta da 6 horas e
retirado do local por volta das 10 horas pelo IML e corpo de bombeiros
de Gurupi-TO)
- Causa morte segundo a declaração:
+ ASFIXIA POR ESTRANGULAMENTO
+ AMASSAMENTO DO CRÂNIO]
- O corpo estava enterrado apenas com dedo de um dos pés de fora.
- Encontrado nas proximidades da Fazenda Caridade - 10 km de Dueré-TO.
OBS: estou aqui em Araguaçu e fiquei perplexo, pois, todos os dedos da
mão foram perfurados com agulha. - Os dois braços seguido de cortes. -
Crânio quebrado. - dedo do polegar esquerdo quebrado. - uma das pernas
quebradas.
A família e amigos, estão todos abatidos com a brutalidade do crime.
Estão todos chocados.
No dia 19 de Fevereiro quando estávamos reunidos na Sede do Centro de
Direitos Humanos de Palmas, ele desabafou comigo dizendo que estava
recebendo ligações estranhas. Ele disse que achava que era em virtude
de um processo contra policiais que tinha torturado uma pessoa, no
qual, denunciou uns anos atrás.
Pela forma que morreu, tem todas as características de ter sido
tortura seguida de morte, portanto, vingança.
Estamos nesse momento abatidos pela tamanha barbaridade.
Temos que encaminhar para as autoridades competentes.
Vamos fazer uma grande rede denunciando mais um crime contra aqueles
que defendem um mundo de paz e justiça.
Nesse momento de dor, contamos com as orações.