domingo, 29 de maio de 2011

A descida que sobe

OLA!!!
Antes de mais nada, não me chamem de doido, leia ate o final e acreditem se quiser...
Imagine-se dentro de um carro parado e desligado em um morro da capital mineira, agora desengrene o carro e solte todos os freios, a lógica seria "o carro tem que descer" certo? ERRADO!!!
Não, esse não é mais um caso de mineiro, isso é #FATO. A Rua Professor Otávio Magalhães, mais conhecida como "RUA DO AMENDOIM" virou um ponto turístico de BH, pelo simples fato de um morro desafiar a lei da gravidade. Visitando-a de automóvel, ao deixar o motor desligado e desengrenado e soltar os freios, o automóvel simplesmente sobe a rua, ao invés de descê-la.Várias explicações "folclóricas" tentam explicar o fenómeno. Uma delas diz que os carros são movidos devido à alta quantidade de minério de ferro existente no lugar, o que pode ser desmentido ao observar que objetos não metálicos, como líquidos e bolas, têm o mesmo comportamento no local


O SEGREDO!!!
sim... existe um segredo por traz disso tudo. Apesar de ser uma subida, se trata de uma simples descida, entendeu? nem eu direito, kkkkkkk mas pesquisando pela net encontrei a seguinte explicação...

A força gravidade age por igual na superfície terra e faz com que os elementos sigam essa força e sejam empurrados para o chão. A cidade de Belo Horizonte se encontra em um plano levemente inclinado em relação a superfície da terra e a Rua do Amendoim se encontra num plano levemente inclinado em relação a superfície de Belo Horizonte. Para quem está na superfície de BH e olha para a Rua dos Amendoins acredita que esta seja uma subida, mas se comparada a superfície terrestre, esta ainda é uma descida."
Mas eu juro galera, eu já fui la e É SIM UMA SUBIDA, kkkk se filmar de baixo pra cima, você também vai dizer a mesma coisa.
Mas enfim, sendo ilusão ou fenómeno, se vier pra BH, passa nessa rua no bairro mangabeiras, e me responda É OU NÃO É UMA SUBIDA kkkkkk...
Essa foi mais uma matéria meio que BIZARRA de @Fabriciosilva13
Espero que tenham gostado.


Confira vídeos no You Tube (Rua do amendoim Belo Horizonte MG)
http://youtu.be/1FFK-LNvRwo

http://youtu.be/btkzmJrAgZA

http://youtu.be/DWezDgMQkio

Oxi, uma nova e devastadora droga se espalha pelo país

Ele é mais barato e agressivo do que o crack. E a ciência ainda tenta entender seus efeitos no organismo

Natalia Cuminale
Pedras Oxi na Polícia Federal de Rio Branco, Acre

Pedras Oxi na Polícia Federal de Rio Branco, Acre (Regiclay Alves Saady )

Desde a década de 1980, distante dos grandes centros brasileiros, o estado do Acre convive com a destruição produzida pelo oxi, uma mistura de pasta-base de cocaína, querosene e cal virgem mais devastadora do que o temível crack. A droga, vendida no formato de pedra, ao valor médio de 2 reais a unidade, vem se popularizando na região Norte e, agora, espalha sua chaga pelas cidades do Centro-Oeste e Sudeste. "Ela já chegou ao Piauí, à Paraíba, ao Maranhão, a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro", diz Álvaro Mendes, vice-presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos. Uma amostra da penetração da droga em São Paulo pôde ser vista na última quinta-feira, quando a Polícia deteve, na capital, um casal que carregava uma pedra de meio quilo de oxi.

Ao menos duas característias da droga ajudam a explicar por que ela se espalha pelo país. A primeira é seu potencial alucinógeno. Assim como o crack, o oxi pode estimular em um usuário o dobro da euforia provocada pela cocaína. A segunda razão é seu preço. "O crack não é uma droga cara, mas o oxi é ainda mais barato", diz Philip Ribeiro, especialista em dependência química do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP). "Quando surge uma droga mais poderosa, mais barata e fácil de produzir, a tendência é que ela se dissemine", diz Ronaldo Laranjeira, psiquiatra da Univesidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Isso ocorre especialmente porque não se criou no Brasil até agora um sistema eficaz de tratamento de dependentes."

O lado mais assustador do oxi talvez seja a carência de dados sobre seu alcance no território brasileiro. Quem se debruça sobre o assunto, avalia que a droga atinge todas as classes sociais. "Não há um perfil estabelecido de usuário: ela é usado tanto pelos estratos mais pobres quanto pelos mais ricos da população", diz Ana Cecília Marques, psiquiatra da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (Abead).

Também faltam estudos científicos sobre sua ação sobre o ser humano. Por ora, sabe-se que, por causa da composição mais "suja", formada por elementos químicos agressivos, ela afeta o organismo mais rapidamente. A única pesquisa conhecida sobre a droga – conduzida por Álvaro Mendes, da Associação Brasileira de Redução de Danos, em parceria com o Ministério da Saúde – acompanhou cem pacientes que fumavam oxi. E chegou a uma terrível constatação: a droga matou um terço dos usuários no prazo de um ano.

Além, é claro, do risco de óbito no longo prazo, seu uso contínuo provoca reações intensas. São comuns vômito e diarreia, aparecimento de lesões precoces no sistema nervoso central e degeneração das funções hepáticas. "Solventes na composição da droga podem aumentar seu potencial cancerígeno", explica Ivan Mario Braun, psiquiatra e autor do livro Drogas: Perguntas e Respostas.

Por último, mas não menos importante, uma particularidade do oxi assusta os profissionais de saúde: a "fórmula" da droga varia de acordo com "receitas caseiras" de usuários. É possível, por exemplo, encontrar a presença de ingredientes como cimento, acetona, ácido sulfúrico, amônia e soda cáustica - muitos dos itens podem ser facilmente encontrados em lojas de material de construção. A variedade amplia os riscos à saúde e dificulta o tratamento.

Confira a seguir as informações conhecidas sobre o oxi e uma comparação dele com o crack:


Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/oxi-e-mais-prejudicial-que-o-crackInfográfico que compara os efeitos do oxi e do crackFONTE :





Resposta do texto "Utilidade pública"

Oi pessoal, indignado com o texto que postei anterior a este, fui atrás de respostas e encontrei isso:

Trombeteira, trombeta de anjo.

Burundanga escopolamina: verdades e mentiras

    A mensagem que menciona suposto caso de assalto com uso da droga burundanga ou escopolamina é mais uma lenda cujos componentes são os de praxe: um pouco de verdade, muitos dados imprecisos e um monte de inverdades.

A mesma mensagem, com pequenas mudanças, como atroca do nome da cidade de Curitiba para Sontghon (Johannasburg) (sic), circula em países africanos de língua portuguesa. Versão em castelhano cita un centro comercial que está en la esquina de avenida Clouthier y Patria na cidade de Guadalajara, México. Outra versão menciona centro comercial em Caracas, Venezuela.

    O texto em circulação no Brasil é cópia da versão de além-mar e é fácil ver os termos e expressões não usuais no Brasil:

        Quando estava a falar
        comecei a marcar o número.
        reacção à droga
        Estão a traficar
        rebuçados
        connosco
        Actua

    Versões que circulam nos EUA mencionam não cartão de crédito e um papel, mas cartão de visita contaminado pela burundanga.

    Escopolamina ou burundanga

    A escopolamina ou burundanga é um alcalóide extraído da solanácea Brugmansiaexistente na América do Sul. A planta de nome trombeteiro, Brugmansia suaveolens, existe no Brasil e produz flores em forma de trombeta - daí o seu nome.

    Outras denominações da planta: babado, cartucheira, cartucho, copo-de-leite, saia-branca, sete-saias, trombeta-de-anjo e zabumba-branca. V. Plantamed.com.br.

Trombeta de anjo, trombeteira

    A palavra burundunga deriva de termo afro-cubano usado por feiticeiros para designar beberagens usadas em rituais.

    Segundo o saite Jardineiro.net "Sua utilização paisagística é bastante discutida, visto que é uma planta bastante tóxica e narcótica, pois todas as partes da planta contém alcalóides que podem provocar vômitos, náuseas, secura das mucosas, febre, taquicardia, alucinações e dilatação das pupilas."

    O LAFEPE diz que a escopolamina é usada na "...terapia de úlcera péptica, podendo também ser usada no controle da secreção gástrica, espasmo visceral e cólicas de hipermotilidade espasmódica, espasmo vesical, cistite, espasmo pilórico e câimbra abdominal. É utilizada em desarranjo do trato gastrintestinal, reduzindo os sintomas, assim como em disenterias, diverticulites e enterocolites agudas." V. LAFEPE ESCOPOLAMINA ANTIESPASMóDICOS.

    Se você já tomou o medicamento Buscopan® então já ingeriu uns poucos miligramas de brometo de N- butilescopolamina.

    Segundo o artigo Intoxicación por escopolamina (‘burundanga’): pérdida de la habilidad para tomar decisiones: "Las tribus precolombinas Chibchas se lo administraban a las viudas y a los sirvientes de los jefes fallecidos para enterrarlos vivos junto al cuerpo de aquel."

    O artigo acrescenta: "La intoxicación por escopolamina se asocia con un cuadro clínico de midriasis, taquicardia, sequedad bucal, visión borrosa, retención urinaria, desorientación, incoordinación en los movimientos y amnesia grave.

    ...

    "El fenómeno más intrigante que se encuentra en el caso de intoxicación con burundanga es la conducta sumisa y obediente que presenta la víctima.

    ...

    "Durante siglos las plantas del género Datura se han utilizado ampliamente con fines rituales, en chamanismo y en brujería." (V. resumo do artigo Intoxicación por escopolamina... em formato .ppt

    O artigo El asalto de la burundanga es falso diz, logo em seu título, inexistirem casos de assalto em decorrência do uso da droga. Já o artigo Intoxicación por escopolamina... descreve três ocorrências criminosas.

    Durante algum tempo, a escopolamina foi usada como soro da verdade. No filme Os Canhões de Navarone (dir. J. Lee Thompson, USA, 1961) há uma sequência em que os vilões da época, os alemães, aplicam a escopolamina em soldado americano ferido para dele obter informações sobre as operações de conquista da fortaleza onde encontravam-se os canhões do título.

    A lenda

    Data indeterminada: No último sábado.

    Pessoas envolvidas: nenhum nome é citado.

    Nome do hospital: não sabe.

    Local: cada versão traz a ocorrência para a cidade ou país do suposto autor da mensagem.

    Modo de absorção da droga: ... teria acontecido se os teus dedos tivessem absorvido toda a droga ou ficasses lá mais 30 segundos..."

    Segundo Burundanga Drug Warning a escopolamina apenas produz efeito após a sua ingestão ou inalação. O simples contato com papel contendo a droga em pó é incapaz de fazer com que ela penetre no organismo e ocasione o estado descrito.

    A mensagem acrescenta:

    [A burundanga] Pode ser apresentada em rebuçados, doces, papel, num livro que se abre... um pano, que uma vez aberto, deixa escapar a droga em forma de gás....

    Alguma outra droga ou substância pode até ser inoculada dessa forma, mas não a escopolamina.

    A falta de dados precisos impossibilita a confirmação da história relatada que lembra as lendas do biscoito maligno e doperfume com éter.

    Conclusão

    Uma coisa é a existência da droga: ela existe e possui usos medicinais, ritualísticos e também é usada por criminosos. Outra coisa é o caso específico relatado na mensagem: ele não ocorreu.

    Há relatos de que a droga é utilizada na Colômbia para sedar vítimas de ladrões e sequestradores. Algo semelhante ao que ocorre no Brasil com o golpe boa noite, cinderela.

    O jornal colombiano Noticias.com.co do dia 02 de novembro de 2010 relata caso do juiz de futebol Óscar Julián Ruiz ocorrido no dia 29 de outubro desse ano. Segundo o jornal, o árbitro foi encontrado inconsciente em sua casa. Outra versão diz que ele foi encontrado em rua do bairro onde reside, na cidade de Villavicencio, Colômbia. Há suspeita de uso da escopolamina para dopá-lo e assaltar a casa dele.

    Óscar Julián Ruiz deixou o hospital na manhã do dia 02 de novembro e passa bem.

    É bom separar as duas coisas: a lenda da realidade.

    Realidade: a droga existe e pode ser usada tanto para fins medicinais como para fins criminosos.

    Lenda: o caso tal qual descrito na mensagem não ocorreu.

    Fonte:

    http://www.quatrocantos.com/LENDAS/380_burundanga_escopolamina.htm

sábado, 28 de maio de 2011

Utilidade pública


Amigos, recebí de um amigo, q é pessoa séria e responsável...
nada sei do fato, mas não vamos perder nada por termos atenção e cuidado pois, hoje em dia, vemos coisas que como se diz "até Deus duvida", bjussss, Kátia.




REPASSANDO

REPASSANDO
ACONTECEU EM CURITIBA!!!!
Vale a pena estar atento...

No último sábado procurava um telefone público e encontrei apenas um, em frente ao estacionamento Soriana (Praça da Espanha).
Estacionei alguns metros mais atrás e desci do carro. Quando estava falando chegou um homem sem uma perna e com muletas.
Me perguntou se podia ajudar a anotar um número, e me deu o cartão com o número e um papel para anotar o telefone.
Com muito prazer para ajudar, peguei o papel e comecei a marcar o número.
Então em poucos segundos comecei a me sentir mal, sentia que estava desmaiando. Acontecia algo de anormal, então corri para o carro e me fechei, ainda me sentindo enjoado. Tonto, tentei ligar o carro e afastei-me um pouco do local, estacionando mais a frente.
Depois, não lembro de mais nada. Mais tarde despertei ainda bastante enjoado, e com a cabeça como se estivesse estourando.Consegui chegar até minha casa, e fui imediatamente para o hospital...
Após os exames de sangue, confirmou-se o que suspeitava. Era a droga que está na moda: a "Burundanga" ou escopolamina. "

Você teve sorte" - me disse o médico. "Não foi uma intoxicação, apenas uma reação à droga...Não quero nem imaginar o que teria acontecido se os teus dedos tivessem absorvido toda a droga ou ficassem em contato com ela por mais 30 segundos...."
Com uma dose mais forte, uma pessoa pode ficar até oito dias "desligada deste mundo". Nunca tinha pensado que aquilo podia acontecer comigo!
E foi tudo tão rápido.
Escrevo não para assustar, mas para alertar.
Não se deixem surpreender!
O Médico do hospital (Dr. Raul Quesada) comentou que já são vários os casos como este e me falou dos mortos que são encontrados sem órgãos, encontraram-se restos dessa droga nos dedos deles. Estão traficando órgãos utilizando-se desta droga!!!!!!!!
Tenham cuidado e enviem a todos os familiares, amigos, vizinhos....
Se informamos , em rede, pode-se salvar vida(s)!
A escolopamina ou burundanga, usada também em medicina, provém da América do Sul e é a droga mais usada pelos criminosos (geralmente agem em 3) que escolhem suas vítimas.
Ela atua em 2 minutos, faz parar a atividade do cérebro e com isso os criminosos agem a vontade, fazendo com as vítimas o que querem: roubos, abusos, etc. E o pior: ELA NÃO SE LEMBRARÁ DE NADA!! Em doses maiores essa droga pode fazer a vítima entrar em coma e até levar à morte.
Pode ser utilizada em doces, papéis, num livro... ou ainda em um pano, que uma vez aberto, deixa escapar a droga em forma de gás....
Cuidado com pessoas que vem falar conosco como se nos conhecessem... especialmente nos pontos de ônibus...
E não deixem estranhos entrarem em casa!!
Reenvie este alerta para todos os seus contactos.
Não custa se prevenir, maldade existe em todos os lugares e cada dia que se passa os bandidos estão inventando algo diferente..
Vamos ficar alertas então.

Uma piadinha para descontrair ( O milagre da pinga )


O cara estava bebendo num bar.
Como era o último cliente, o funcionário informou-o que que ele tinha que sair, pois iam fechar.
O cara levantou-se e caiu no chão.
Novamente, tentou levantar-se e caiu outra vez.
Optou por arrastar-se até à porta do bar.
Tentou levantar-se e voltou a cair.
Já na rua, tentou levantar-se e caiu novamente.
Foi assim para casa . . . tentando levantar-se e caindo.
No dia seguinte, já em casa e pela manhã, a esposa comentou:
- Puta porre ontem a noite, hein?!

- O que!!! . . . como é que você sabe que eu cheguei bêbado?
- Telefonaram do bar . . . você deixou sua cadeira de rodas lá.......

DFDA-GO: MDS lança edital para municípios de até 50 mil habitantes


Municípios pertencentes ao Programa Territórios da Cidadania e com população de até 50 mil habitantes poderão receber recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para implantar unidades de apoio à distribuição de alimentos da agricultura familiar. Para isso, eles devem participar do edital de seleção pública do MDS que está destinando recursos de R$ 5 milhões para a ação.

É a primeira vez que o MDS apoia a construção dessas unidades, que são espaços físicos equipados para auxiliar a distribuição de produtos da agricultura familiar, em especial os do Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As unidades podem desenvolver o apoio à comercialização direta dos alimentos nos mercados locais e regionais, visando a inclusão social e produtiva e o fortalecimento de sistemas públicos agroalimentares locais de base agroecológica e solidária.

Para participar, os municípios devem inscrever a proposta até 7 de julho no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (www.convenios.gov.br/portal/). Além das exigências de participar de algum Territórios de Cidadania e de ter até 50 mil habitantes, os municípios precisam estar inseridos no PAA. Mais detalhes da inscrição podem ser consultados no edital publicado no site do MDS (www.mds.gov.br/segurancaalimentar/editais).

Fonte: Ascom MDS

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Situação dos intoxicados da Funasa pauta Audiência Pública em Morrinhos


Sob iniciativa do Mandato Popular do deputado Mauro Rubem (PT/GO) e do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (SINTSEP-GO) e de outros estados, mais uma audiência pública sobre a situação dos intoxicados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi realizada nesta segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Morrinhos.

Com o objetivo de levantar e analisar a situação dos trabalhadores que foram expostos a inseticidas altamente tóxicos, sem a devida proteção, ainda na Sucam, a audiência reforçou a necessidade de cobrar do Governo Federal medidas para tratamento e indenização dos intoxicados e famílias envolvidas.

Para Mauro Rubem, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa, ações como esta, contribuem diretamente no reparo dos danos causados a estes cidadãos. "É por motivos como este que precisamos reforçar a produção de alimentos livres de agrotóxicos, que em sua maioria, contam com o mesmo princípio ativo dos inseticidas tóxicos", reforça.

Atividades sobre o tema também foram realizadas nos municípios de Jataí e Ceres e, em breve, outras audiências acontecerão em Formosa e em Goiânia, em parceria com outros representantes sindicais, com o objetivo de encaminhar discussão nacional sobre o problema.


Fonte: http://www.maurorubem.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1486:situacao-dos-intoxicados-da-funasa-pauta-audiencia-publica-em-morrinhos&catid=44:movimentos-sindicais&Itemid=109

Wanja Borges

Assessoria de Comunicação

Mandato Popular deputado Mauro Rubem (PT/GO)




SINDSADE/GO participa do Ato dos ACS e ACE em Brasília






No Ato Nacional em Defesa da Categoria dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias que aconteceu no dia 18 de maio de 2011 em Brasília-DF, o Sindsaúde/GO se fez presente no evento com a maior delegação do País, custeando o transporte e a alimentação para quase 500 Agentes de Saúde de todo o Estado.
O evento foi promovido pela CNTSS/CUT e contou com centenas de agentes de vários estados. O objetivo do ato Nacional foi levantar as bandeiras de luta da categoria e encaminhá-las as autoridades competentes. A concentração foi na catedral e em seguida saiu em passeata até o Ministério da Saúde, onde foi entregue a pauta de reivindicações. Às 10h, a CNTSS se reuniu com o assessor do Ministério da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopes Feijoó, para entregar a pauta de reivindicações dos ACS e ACE. O assessor, designado pelo Ministro Gilberto Carvalho para atender os diretores da CNTSS, afirmou que é prioridade do Governo de Dilma o investimento na atenção básica da saúde e atender as reivindicações desta categoria, além da promoção da valorização destes trabalhadores. A Secretaria Geral da Presidência da República é responsável por auxiliar o presidente na ‘articulação com a sociedade civil’, portanto, na avaliação de Maria A. Godoi, Presidente da CNTSS, o resultado da reunião teve um saldo muito positivo,pois a regulamentação da EC-63 deve se dar através de um projeto de lei oriundo do Executivo. A CNTSS e seus coordenadores estiveram reunidos no mesmo dia, às 16h, no Senado Federal com o Senador Humberto Costa, líder do governo, onde foi entregue um documento contando as reivindicações dos ACS e ACE, para que o Senador tome conhecimento das bandeiras de luta desta categoria. Enfim, a CNTSS pediu ao Senador apoio na luta dos Agentes e solicitou que o Parlamentar realize uma sessão pública, com a participação de membros do Ministério da Saúde para tratarem da regulamentação da EC-63, que dispõe sobre o piso nacional salarial da categoria. No dia 17 de maio, às 15 hs, o Sindsaúde foi representado pelo diretor e Agente de Saúde, Leocides José de Souza, no lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, que tem o objetivo de apoiar a luta desses profissionais. A deputada federal Fátima Bezerra foi relatora do projeto de lei 7495/06, que trata da regulamentação do piso salarial desses profissionais e foi eleita uma das vice-presidentes da Frente. A Frente tem o objetivo de lutar pela aprovação do PL 7495/06 e zelar pelo efetivo cumprimento da Emenda Constitucional 51/06, que assegura aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias uma relação estável com o poder público; lutar pelo cumprimento da lei 11.350/06, que regulamenta a carreira dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias; defender a valorização dessas duas carreiras; acompanhar a efetiva aplicação dos recursos do Programa de Promoção e Prevenção da Saúde do Ministério da Saúde e realizar estudos para a criação de um curso pedagógico para a área de atuação desses agentes.

Fonte: http://www.sindsaude.com.br/uteis.php?id=1624

Paralisação com manifestação dos servidores públicos do Estado


Foi realizada ontem, 25 de maio, uma PARALISAÇÃO com manifestação dos servidores públicos do Estado, promovido pelo Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos de Goiás em frente ao Palácio Pedro Ludovico ás 09 hs. Dentre as entidades presentes, estavam o Sindsaúde, Sintego, Sindifisco, Sindpúblico, Sinpol, Cut, Sindjustiça, Sintasb, entre outros.
Trabalhadores (as) de várias categorias e municípios se fizeram presentes nesta manifestação na luta por seus direitos, reivindicando o pagamento da Data-base, o pagamento integral do salário no mês trabalhado e o Ipasgo para os servidores, pois a mais de 3 meses o Fórum vem tentando solicitar uma audiência com o Governador Marconi Perillo para tratar desses assuntos e até agora não foram atendidos.
Durante a manifestação, o Secretário de Gestão e Planejamento Giuseppe Vecci anunciou que iria atender os integrantes do Fórum em nome do Governador que está viajando. Infelismente, não houve avanço algum nesta conversa com o secretário, pois segundo ele, não há condição de ser feito nada neste momento porque o governo está sem verba, mas segundo ele, irá marcar para a próxima semana uma outra rodada de discussão para buscar alternativas para resolver o problema.
Estamos a 5 dias de acabar o mês e os servidores continuam na mesma situação, com salários defasados 'violentamente', com seus pagamentos divididos e o Ipasgo que está um caos. Diante disso, servidores não aguentam mais esta falta de transparência na administração e falta de interesse público em resolver essas questões. Entra mês e sai mês e o problema so aumenta. Até quando os servidores terão que esperar? Se o governo não cumprir com suas obrigações, as categorias irão parar.

Atenção Filiados e Filiadas do Sindsaúd


No dia 31 de maio de 2011, terça feira, acontecera a eleição do Sindsaúde para o triênio 2011/2013. Não deixe de votar, a sua participação é imprescindível para este processo.

Veja AQUI a relação de Goiânia!

Veja AQUI a relação de Itapuranga!

Veja AQUI a relação de Itumbiara!

Veja AQUI a relação de Anápolis!

Veja AQUI a relação de Aparecida de Goiânia!


segunda-feira, 23 de maio de 2011

A que ponto pode chegar um sindicato pelego...

As últimas atitudes desrespeitosa do Presidente do sindicato foram:

1 – no mês de abril passado negociou com o prefeito um reajuste de
6,5% para os professores sem convocar assembléia para os professores
decidirem. Pois os mesmos pleiteavam um reajuste de 16% . quando
ficaram sabendo, o projeto já estava em votação na Câmara. Com o aval
do sindicato.

2 – em dezembro de 2010 o prefeito tentou tirar a progressão dos
servidores do administrativo, com uma suposta criação do plano de
carreira do servidor. Mas não passava de uma reformulação da
progressão do plano de cargos e vencimentos. E só não conseguiu porque
nós servidores nos organizamos e fomos para câmara acompanhar o
desfeche. E O PRESIDENTE FEZ USO DA PALAVRA E TEVE A CORAGEM DE
AFIRMAR EM BOM TOM PARA TODOS OUVIREM, QUE ERA UM PLANO EXCELENTE, UM
AVANÇO PARA OS SERVIDORES.



Segue anexo informativo e assinaturas dos servidores
demonstrando sua insatisfação com a referida direção do sindicato.
Devido esse movimento que fizemos, 3 servidores ao irem entregar o
informativo da assembléia no sindicato, foram ameaçados de morte.
“Professor José Américo, Régis e Jules”. E ainda, junto com outros
servidores, foram expulsos do quadro de filiado sem direito de defesa.



Por isso venho por meio deste, pedir o apoio da CUT – GO
para defender os interesses dos servidores Municipais de Novo Gama.
Haja vista que o nosso defensor, o SINDSERPM, através de sua
diretoria, não cumpre com seu dever que é nos defender. Pois a 7 anos.
Ou seja, Desde que esta diretoria assumiu a entidade os servidores
estam a mercê dos prefeitos. Os quais não têm o menor interesse de
pagar um salário digno para nós servidores.

O Presidente, na pessoa do senhor Luis Lino, age de má fé
para com as centrais sindicais. Como por exemplo, a CUT – DF. Ele
apresenta várias conquistas para os servidores. Dizendo ser o
responsável pela as mesmas. Mas tudo não passa de usurpação. Pois a
verdade é que ele é um sindicalista patronista.

Através de alguns exemplos resumidos, abaixo
citados, vossa senhoria poderá compreender melhor a situação que os
servidores do Novo Gama estão passando.



1º - ele apresenta que conseguiu nos 7
anos, 38% de reajuste para nós. Mas a 7 anos atrás recebíamos um
salário mínimo federal como salário inicial, desde janeiro recebemos
um pouquinho a mais porque nós fomos a luta. Portanto a explicação
para os 38% vem da seguinte maneira. Sempre que se aproximava o
reajuste do mínimo federal, ele se reunia com o prefeito e divulgava
que tinha conseguido valor (X) em porcentagem de reajuste. Percentual
este que mais uma vez o salário alcançaria somente o mínimo federal. E
assim já se passaram todos esses anos e o nosso sindicato continua
parado.



2º - os servidores do Novo Gama têm uma
tabela de progressão de 3% a cada ano, conquistada pela diretoria
anterior. Mas o senhor Lino, mais uma vez age com falta de ética.
Demonstra para as centrais sindicais que foi ele que conquistou essa
progressão. Tudo isso para se passar de bom moço.



3º - a categoria dos professores,
percebendo que o citado presidente não faria nada para melhorar a
situação deles, resolveram há alguns anos se organizar para defender
seus direitos e interesses. E começaram a fazer paralisações, mesmo
com o senhor Luis Lino tentando desestimular o movimento. E então
conseguiam ir para mesa de negociação com o secretário de educação.
Mas o referido secretário alegava que só podia atender as negociações
com a presença do sindicato. Só então ele entrava na causa.
Demonstrando a todo tempo que não queria bater de frente com o poder
executivo municipal.

Os garis também tentaram fazer o mesmo que os professores. E
conseguiram algumas vantagens. Mas logo foram sufocados pelo poder
executivo. Pois o SINDSERPM não deu suporte às lutas da categoria.



4º - as outras categorias (merendeiras,
limpeza, vigilante, motorista e etc.), na época não se organizaram
como os professores, e se encontram numa situação desastrosa. Por
centenas de vezes pedimos ao presidente para mobilizar as categorias.
E nada foi feito. Só então, no início do ano de 2010, resolvemos lutar
pelo os nossos interesses. Pedimos por escrito o apoio do sindicato
para realizarmos um ato em defesa dos interesses dos servidores. Ato
esse denominado Ato da Misericórdia. Além de não apoiar, ainda emitiu
uma declaração para o prefeito dizendo que: não tinha nada a ver com o
movimento. “Devido esse movimento, o prefeito está tentando nos
intimidar. Pois entrou com uma representação criminal e danos morais
contra nós servidores que assinamos os informativos. Alegando que sua
imagem foi denegrida. Pois divulgamos através do Jornal Fala Brasil da
Record. Que no mês de fevereiro de 2010 ele recebeu R$ 1.200.00 de
reajuste e nós servidores recebemos R$ 1,50. nosso salário base passou
de $ 510,00 para R$ 511,50. e ainda transferiu 2 servidores dos três
que assinaram o mencionado informativo. Sendo que um deles foi
transferido do centro da cidade para o posto de serviço mais distante
da sede. O outro que trabalhava a 8 anos no mesmo local, foi ser
ferista. Ou seja, todo mês está em um posto diferente. Isso ocorreu um
dia depois do ato acima citado. Bem sabemos que não temos posto fixo,
mas ser transferido por perseguição, é um atraso para democracia do
nosso país. Merece ressaltar que somos interior de Goiás. Mas estamos
praticamente dentro da CAPITAL FEDERAL.



5º - alguns meses depois de assumir a
presidência, ele realizou uma assembléia em cima da hora, não
participou nenhum servidor. A não ser a diretoria. E aproveitou para
modificar o estatuto da entidade: o qual retirou os direitos dos
servidores. Chegando ao ponto de ficar impossível participar do pleito
eleitoral. Isso se existisse eleição. Como mostra as informações a
seguir:



a) – ASSEMBLÉIA GERAL – ele retirou o direito dos associados
convocarem assembléia;

b) – retirou a obrigatoriedade de divulgar as assembléias nos
locais de trabalho. Sendo necessário divulgar apenas na sede e em
jornal de grande circulação. Que sempre é feito em jornal de Goiânia
que temos pouco acesso;

c) – criou a obrigatoriedade de o associado participar de 50% mais
uma das assembléias para poder participar do processo eleitoral com
chapa concorrente. Como vamos alcançar essa meta se não temos a chance
de participar das assembléias?



Já se passaram 7 anos sem que os servidores possam participar
de assembléias. Pois sempre é realizado de forma que os servidores não
possam ter conhecimento da mesma. Pois ele sabe que devido a raiva que
os servidores tem dele, se convocar uma assembléia, os mesmos pedem o
seu afastamento da entidade.

Em se tratando de eleições, nós servidores não sabemos a 7
anos o que isso significa. Pois ele marca a eleição para uma
determinada data e quando falta 2 ou 3 meses antes, ele realiza uma
assembléia daquele tipo, e se reelege. Apenas com o voto da diretoria.



6º - FINANÇAS – como vossa senhoria sabe,
já são 7 anos que essa diretoria está no poder e não conseguiu nada
para nós servidores, inclusive em se tratando de patrimônio. Pois o
que temos é: UMA SEDE COM OS MÓVEIS E UM CARRO. Isso deixado pela
diretoria anterior. Fica a pergunta. ONDE ESTÁ AS MENSALIDADES E O
IMPOSTO SINDICAL DE 7 ANOS? Pois não foi gasto com movimentos para
mobilização da categoria e nem adquirido bens para entidade.



a) – nenhum servidor tem o direito de
pedir a prestação de conta da entidade. Pois se assim fizer,
imediatamente ele reúne a diretoria e expulsa o servidor do quadro de
associado.



De tanto serem perseguidos pelo poder executivo municipal, e
não obterem apoio da entidade sindical, hoje os servidores tem pavor
só em falar de fazer reivindicações. Pois sabem que as perseguições
viram e nada será feito por quem tem o dever de defendê-los. “Luis
Lino”.



OBSERVAÇÃO: no 1º ano de seu mandato, os vigilantes tiveram alguns
benefícios. Isso a 7 anos atrás!



PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE CONFIRME ESSAS INFORMAÇÕES JUNTO AOS
SERVIDORES DO NOVO GAMA, COLOCANDO PESSOAS DE SUA CONFIAÇA PARA IR EM
TODOS OS LOCAIS DE TRABALHO. COLHENDO INFORMAÇÕES SOBRE A REFERIDA
DIRETORIA DO SINDSERPM-NG, REPRESENTADA PELO SENHOR LUIS LINO. SE
TIVER MENOS DE 95% DE REGEIÇÃO, PODE DESCONSIDERAR ESSE PEDIDO.



OBS: no dia 7 passado aconteceu mais um acidente com servidor
municipal. " um gari caiu de cima da carga de lixo e o caminhão passou
por cima do mesmo o qual veio a óbito".



esse é só mais um caso entre muitos já ocorridos tanto com os garis
como com os vigilantes. o pior é que esse bendito presidente do
sindicato não faz sequer um oficio para o prefeito pedindo mais
segurança para os servidores. quanto mais fazer um ato público em
defesa dos funcionários.

e pode piorar cada vez mais, se as centrais sindicais como a
CUT DF. continuarem dandfo apoio a uma pessoa desse tipo.





Sem mais para o momento, reitero meus protestos da mais alta
estima e consideração.





Novo Gama, 10 de maio de 2011.

Obs: Este espaço vai ficar aberto para que os representantes do SINDSERPM-NG se pronuncie, com direito de resposta.