domingo, 24 de abril de 2011

Audiência Pública discute funcionamento do Hospital da região sudoeste do estado


Foi realizada no dia 18/04/2011 as 14:00, no auditório da OAB de Santa Helena de Goiás uma Audiência Pública onde foi discutida as pendências para que o Hospital da Cidade volte a funcionar. Estavam presentes além das autoridades que compuseram a mesa para esta Audiência Pública inúmeros(as) trabalhadores(as) da saúde e em torno de 300 pessoas da Cidade de Santa Helena e dos Municípios vizinhos: A Presidenta do SINDSAÚDE Maria de Fátima Veloso, os Deputados Mauro Rubem e Karlos Cabral (PT/GO), o Presidente da câmara dos Vereadores de Santa Helena, Ary Divino Martins, o Promotor de justiça de Santa Helena, Dr° Sergio Luis Delfim, a Prefeita Raquel Mendes Vieira Rodrigues, e Dr° Carlos Luz representando o Governador do Estado e o Secretário de Estado da Saúde Antônio Faleiros, só não se fez presente o representante da PROSAÚDE (empresa responsável pela administração do hospital), Presidente do Sindicato Rural de Santa Helena o Sr° Durval Pereira , e o Vice-Presidente da OAB Ronie Beloti entre outros.

Na ocasião foram discutidas as principais pendências que faltam ser solucionadas para o hospital entrar em funcionamento. O procurador de justiça Dr° Sergio disse ter recebido o Ofício do SINDSAÚDE somente no dia 15/02/2011 o Ofício 040/2011 datado do dia 01/02/2011, pois se encontrava de férias, mas disse ter cobrado resposta do PROSAÚDE assim que tomou conhecimento da situação , e até então essa resposta não foi passada.

Segundo a alegação da Secretaria de estado de Saúde e da PROSAÚDE o motivo pelo qual o hospital não estaria funcionando seriam algumas janelas de uma sala que não abrem, devido às grades colocadas. O Dr° Carlos Luz disse no ato que teve uma reunião com o SR° Reginaldo Costa representante do PROSAÚDE e que foi passado a ele uma lista contendo 90 Tópicos com o que falta para abertura do hospital, que está previsto a abertura em 01 de julho de 2011. Mas segundo o próprio Secretario alguns itens poderiam ser resolvidos imediatamente, reduzindo assim o tempo pré estabelecido para o acesso da população. Maria de Fátima Veloso em sua fala disse: que para os trabalhadores o importante é mesmo o funcionamento 100% do hospital disse ainda que outros hospitais foram abertos sem que todas as formalidades fosse cumpridas ex: HUAPA DE Aparecida de Goiânia, e disse mais que para os trabalhadores não interessa saber qual é o problema do hospital, interessa sim quem é o responsável pra resolver o problema e garantir o atendimento a população .

Mediante as discussões foi feito o seguinte encaminhamento: foi criado um fórum para o funcionamento 100% do Hospital que vão acompanhar todos os passos até que o Hospital seja aberto, e tentar viabilizar para que ele comece a funcionar até 01 de Maio de 2011 ou até 11/05/2011 proposta do Deputado Mauro Rubem, compõe este fórum: os dois parlamentares, Ministério Público, Sindicato Rural, OAB,Presidente da câmara, Prefeitura, PROSAÚDE, SINDSAÚDE. Ficou ainda do Deputado Mauro Rubem fazer contanto com a Secretaria de estado da Saúde para ver a representação.

No final da Audiência foi feito o 1° ação do Fórum de funcionamento 100% do Hospital: Todos presentes foram convidados para fazer uma visita ao Hospital onde fomos impedidos de entrar pela PROSAÚDE, estava presente toda a imprensa, após 10 minutos de espera fomos liberados para entrar e fomos recebidos pelo Sr° Reginaldo Costa Diretor do PROSAÚDE que mostrou todas as instalações do hospital queconta com 123 leitos, dos quais 20 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo dez adultos, dez pediátricos e outros 18 leitos de observação. O Hospital conta ainda com equipamento de ultima geração para realizar exames de média e alta complexidade, como ultrassonografia, tomografia, eletrocardiograma, radiologia convencional e de laboratório clínico. E durante a Visita Maria de Fátima Veloso questionou do Sr° Reginaldo Costa alguns Aparelhos que não estavam presente e inclusive uma ambulância e emcubadoras e o mesmo disse que os aparelhos estão todos lá, que ele tem um relatório de todo equipamento, Fátima ainda disse que também solicitou o relatório com todo equipamento que foram adquiridos e encaminhado aquele hospital,Reginaldo disse ainda ambulância estaria emprestada para Prefeitura de Goiânia, foi quando o Deputado Mauro Rubem disse que essa informação ele mesmo irá averiguar.

Após visita, foi feita uma reunião no próprio hospital com o Fórum de funcionamento 100% e representantes dos trabalhadores (SINDSAÚDE) e a PROSAÚDE. O Sr° Reginaldo passou em reunião que o Montante que falta para os reparos que precisam ser feitos ficam em torno de R$ 70.000 á R$150.000 (Mil), valor muito irrisório perante um Patrimônio que está parado causando inúmeros transtornos para uma população de mais de 500 mil Habitantes.

Foi deliberado o seguinte encaminhamento: Ficou marcado uma reunião no dia 25/04/2011 as 9:00 em Santa Helena no Ministério Público com o representante do Fórum de funcionamento 100% do Hospital, o SINDSAÚDE, Sindicato Rural de Santa Helena,Os Deputados Mauro Rubem e Karlos Cabral (PT/GO), Governo Estadual, Ministério Público, Prefeitura de Santa Helena, Câmara dos vereadores e com a PROSÁUDE, onde irá debater um TAC ( Termo de Ajuste de Conduta), onde o objetivo é construir junto com o Estado um repasse de recurso extra para agilizar os reparos necessários para o funcionamento do hospital.


Fonte www.sindsaude.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário