GOIÂNIA - Goiânia registrou um caso de raiva animal esta semana. Segundo informações do jornal "O Popular", a informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental (DVSA), da Prefeitura de Goiânia. A doença foi detectada em um gato.
O animal foi encontrado na última sexta-feira por um homem na Rua 90, no Setor Sul, que o levou para casa. Ao dar banho no animal, o homem foi mordido. Depois do incidente, o bicho foi encaminhado a uma clínica veterinária porque também aparentava estar doente. No estabelecimento o gato acabou morrendo. Exames constataram que ele era portador de raiva. Apesar de não ter sido diagnosticado com a enfermidade, o homem foi vacinado e está sendo acompanhado por um médico.
O diretor do DVSA, Geraldo Edson Rosa, informa que o caso está sendo investigado. A intenção é descobrir se o animal possuía algum dono e se ele chegou a morder outras pessoas. Para evitar novos incidentes, será feito um trabalho especial de recolhimento e vacinação de bichos que vivem nas ruas.
O último caso de raiva humana em Goiânia foi registrado em 1998, e o de raiva animal, em 2000. A doença é considerada bastante grave, pois é 100% letal se não for tratada rapidamente. Cães e gatos são as principais fontes de infecção em áreas urbanas.
Fonte http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/04/06/goiania-registra-caso-de-raiva-em-gato-924170551.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário