sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ministro da saúde visita Goiânia



O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou Goiânia nesta sexta-feira 21, para reforçar a necessidade de ações de mobilização contra a dengue e de preparação da rede de saúde para atendimento aos pacientes acometidos pela doença. A visita foi marcada pela reunião, realizada no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com o governador Marconi Perillo (PSDB) e secretários de Estado. Estiveram presentes os deputados Mauro Rubem (PT), Daniel Goulart (PSDB) e Honor Cruvinel (PSDB), que representou a Assembleia Legislativa na cerimônia.

Na ocasião compuseram a mesa diretiva o governador Marconi, o vice e presidente d aCelg, José Eliton, o ministro Alexandre Padilha, o senador democrata Demóstenes Torres, o deputado Honor Cruvinel, os prefeitos Paulo Garcia (PT), de Goiânia, e Maguito Vilela (PMDB), de Aparecida de Goiânia, o secretário de Saúde do Estado Antônio Faleiros, o procurador-geral da Justiça em exercício Fernando Viggiano, o presidente da Câmara Municipal Iram Saraiva (PMDB), o secretário de Saúde de Goiânia, Elias Rassi, o prefeito em exercício de Anápolis João Gomes, o deputado federal João Campos (PSDB) e o presidente do conselho dos secretários da saúde, Hussam Kamal.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Antônio Faleiros, Goiás registrou em 2010, 112 casos de dengue, desses casos 86 foram a óbito. “É preciso traçar uma estratégia de guerra contra a dengue. Todos os dias devem ser o dia D de combate à dengue”, exalta o secretário.

“Estamos priorizando as ações de combate à dengue. É fundamental que essa seja a prioridade de todos os governos estaduais e municipais. E, além das ações de combate ao mosquito, é fundamental que haja estrutura na rede de atenção, nos postos de saúde, hospitais, e que os profissionais saibam atender e identificar os casos de dengue”, disse o ministro Alexandre Padilha.

“A ideia é reunir os parceiros e fazer um chamado: agora, época em que há maior risco de transmissão da dengue, vamos redobrar os esforços para evitar epidemia”, conclamou Padilha. Historicamente, 70% dos casos de dengue no Brasil se concentram entre os meses de janeiro e maio.

Segundo ele, o Governo federal, por orientação da presidente Dilma Rousseff (PT), está se antecipando ao risco real de epidemia que existe em todo País. Por isso, nesse momento, as ações são para reforçar as mobilizações da sociedade, envolvendo empresários, lideranças religiosas e toda a comunidade, além de preparar postos de saúde, pronto-socorros, unidades de emergência para descobrir e atender os casos suspeitos de dengue.

O governador Marconi Perillo demonstrou motivação com a visita do ministro e ressaltou o alto nível de relacionamento que está tendo com todos os prefeitos, independente de partido. “A visita do Ministro aqui é motivo de motivação e de certeza que teremos uma relação republicana, uma relação de altíssimo nível com o Governo federal e com os governos municipais”, discursou.

Para o Governador, a vinda do ministro à Goiânia sinaliza uma ação estratégica e competente, não só de combate, mas também de prevenção à dengue. “Mais importante que combater é prevenir e envolver políticas de sensibilização de educação à população inteira, para que colabore com os governos, no sentido de reduzirmos juntos os índices toleráveis, os casos e as ocorrências de dengue no nosso Estado”, explica.

Concurso

Em entrevista, o governador Marconi Perillo explicou que a iniciativa do cancelamento de alguns concursos não partiu do governo estadual. E afirmou que se o Ministério Público teve a iniciativa de pedir providências à Justiça, e esta, por sua vez, tomou a decisão de anular os certames, certamente deve ter havido algum erro na realização dos mesmos.

“Embora não tenhamos nenhuma responsabilidade em relação ao cancelamento dos concursos, vou reunir ainda hoje com uma representação dos concursados. Temos sim interesse em mantê-los, mesmo porque precisamos deles. Mas isso não depende do Estado. Temos que saber quais foram os motivos que levaram a Justiça a suspender os concursos”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário